O projeto Amigos do Sorriso, uma iniciativa de estudantes para promoção da saúde e humanização nos ambientes de atendimento do Complexo Famema, completa 20 anos de atividade na sexta-feira e vai marcar a data com a tradicional apresentação anual aberta ao público, a partir de 19h na APM – Associação Paulista de Medicina. Entrada franca.
O grupo surgiu em 2002 a partir da iniciativa de dois estudantes do curso de Medicina da Famema, Liliane Fernandes e Willian Fernandes Luna, com a assessoria da psicóloga e docente da Instituição, Professora Dra. Roseli Vernasque Bettini.
Vinculado ao DACA (Diretório Acadêmico Christiano Altenfender) e ao DAFC (Diretório Acadêmico Fernanda Cenci) o programa usa atividades lúdicas, humor, música, fantasias e muita integração com o público para promover educação em saúde, prevenção e suporte aos atendidos.
O trabalho é direcionado especialmente a crianças internadas no Hospital das Clínicas II – Unidade Materno-Infantil e crianças e seus acompanhantes no Hemocentro, mas atende outros públicos.
Adultos em atendimento na sala de espera da Radioterapia, com idosos no Lar São Vicente de Paulo (mensalmente) e atividades extras em Congressos e PSFs são outras iniciativas.
Nos 20 anos de atividades, quase 300 integrantes passaram pelo projeto – 66 estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem da Famema e 226 ex-estudantes e profissionais da saúde -.
A coordenação 2021/2022 é composta pelas estudantes de Medicina Júlia de Paiva Armelin e Larissa Canela Ruiz Armelim.
Na assessoria atuam Roseli Vernasque Bettini (psicóloga e docente da Famema), Willian Fernandes Luna (médico, fundador do grupo e docente da UFSCar) e Juliana Ribeiro da Silva Vernaschi (docente voluntária da Famema e doutoranda em Enfermagem da Unesp/Botucatu).