Marília

Artesp põe trecho da SP-294 em Marília em novo lote de concessões

Artesp põe trecho da SP-294 em Marília em novo lote de concessões

A Artesp anunciou estudos para privatizar trecho da rodovia SP-294 entre Marília e Parapuã, com previsão de investimentos que como em outros processos deve ser acompanhado de formas para remuneração, como pedágios.

As obras previstas incluem a duplicação dos 120 quilômetros entre Marília e Parapuã, implantação de barreira central e melhoria do acostamento em 100 quilômetros da mesma rodovia entre Parapuã e Paulicéia, duplicação de 95 quilômetros da SP-304 entre São Pedro e Jaú, além de 6 quilômetros de duplicação na SP-308, na região de Charqueada.

A mudança na gestão da rodovia, que hoje é gerida pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) integra um pacote de concessões que deve chegar a 800km de rodovias no Estado.

Após conclusão dos estudos de viabilidade, será divulgado o calendário de audiências e que deve ocorrer ainda em 2018. Estudos preliminares apontam para investimentos de R$ 9 bilhões na nova concessão.

O projeto prevê benefícios aos usuários como redução de até 22% na tarifa quilométrica cobradas atualmente, desconto real de 5% no preço da tarifa para quem utilizar o pedágio automático (tag eletrônico).

Os estudos preliminares projetam cerca de 220 quilômetros de duplicação, cem quilômetros de barreira central, 75 quilômetros de faixa adicional e 15 quilômetros de marginais. Somente com estas obras, estima-se R$ 1,3 bilhão em investimentos para sua realização.

O novo trecho prevê ainda um pacote de modernização adotado nas últimas concessões incluindo implantação de rede wi-fi ao longo de todo o trecho concedido, possibilidade contratual de implantação do sistema Ponto a Ponto – o modelo de cobrança de tarifa por trecho percorrido, já implantado em quatro rodovias estaduais, e a tarifa flexível.

O novo lote rodoviário inclui o trecho atualmente sob operação da concessionária Centrovias, cujo contrato termina em junho do ano que vem. Estabelece novos investimentos no trecho, especialmente na SP-310 entre Cordeirópolis e São Carlos.

Está prevista a implantação de aproximadamente 15 quilômetros de marginais em trechos urbanos da SP-310 e mais 75 quilômetros de faixas adicionais.

A nova concessão irá incorporar cerca de 800 quilômetros de trechos atualmente sob operação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), incluindo SP-294 (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros), SP-304 (Rodovia Luiz de Queiroz, Rodovia Geraldo de Barros e Rodovia Deputado Amauri Barroso de Souza) e SP-308 (Rodovia Hermínio Petrim).

Outras rodovias sob administração do DER cujos alguns trechos farão parte do lote serão: SP-284 (Rodovia Manilio Gobbi, Rodovia Prefeito José Gabilardi e Rodovia Prefieto Homero Severo Lins), SP-293 (Rodovia Lourenço Louzano), SP-331 (Rodovia Hilário Spuri Jorge), SP-425 (Rodovia Assis Chateaubriand), SP-261 (Rodovia Cesar Augusto Sgavioli e Rodovia Bráz Fortundato), SP-197 (Rodovia Doutor Américo Piva), SP-191 (Rodovia Irineu Penteado, Rodovia Carlos Mauro e Rodovia Tomaz Caetano Cannavan Ripoli).