Pode uma pessoa esconder uma verdade, ou seja mentir para não prejudicar a vida da outra? Existem meias verdades ou meias mentiras? Hoje indo para o trabalho escutei uma música antiga, aliás tão antiga que fez parte da trilha sonora da novela Roque Santeiro. Um trecho da música fala justamente de verdades e mentiras: “Às vezes e sua inimiga a verdade, as vezes sua aliada a mentira”.
Por falar em recordações em uma conversa com uma também antiga amiga debatíamos as verdades e mentiras do casamento e em comum acordo chegamos a seguinte conclusão: que não só em um casamento, mais em todo tipo de relacionamento, não precisamos contar tudo para a pessoa que vive ao nosso lado. Um simples encontro com uma antiga namorada pode ser guardado só para os dois, se chegar a três (ao ouvido do marido, namorado…), este fará uma tempestade em copo d`agua. Uma discussão por ciúmes que poderia ser evitado se a verdade não fosse revelada.
A presidente Dilma jura de pés juntos que não sabia de nada do esquema da Petrobras assim como o antigo presidente Lula sempre jurou e jura até hoje que não sabia de nada do esquema do Mensalão. Ambos podem estar falando a verdade ou não. Porém, para o “bem da nação” e pelo próprio deles, somente as meias verdades foram declaradas. Assim como as verdades que declaramos ao entregarmos o Imposto de Renda. “As verdades possíveis”.
A popularidade do Governo Dilma cai a pontos nunca vistos antes e pior, arrasta também a popularidade de Lula que foi considerado o melhor presidente da história. Superando Getúlio e JK. No caso de ambos, importa sim a verdade, mesmo que a verdade decrete o fim do Partido do Trabalhadores. O povo merece a verdade. A verdade que sempre acompanhou as crianças (dizem que as crianças não mentem). Crianças que nunca mentem, bem, até pelo menos observarem os mais velhos e começarem a mentir também.
A verdade, é que todos nós merecemos sempre ter a verdade, mesmo que a mentira possa ser nossa aliada, caminhar de mão dadas com a verdade é o melhor para todos e o primeiro passo para grandes amizades. É claro que dependendo de quem convive com você, adiar a verdade as vezes é melhor. Quando uma criança mente ela perde a inocência. Quando um adulto mente ele perde sua razão.
Vivemos em um país que desde de seu descobrimento não nós trouxe só os escravos, mais sim também a mentira. Nos corações e mentes do povo brasileiro está não só enraizada a lei da vantagem, mais também a lei de adiar as verdades o máximo possível.