Marília está entre as 140 cidades reconhecidas como Município de Interesse Turístico (MIT) no Estado de São Paulo, uma vaga disputada por muitas prefeituras. O anúncio foi feito pela Associação dos Municípios de Interesse Turístico em um telefonema nesta quinta-feira.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, Cássio Luiz Pintor Júnior, a cidade ficou com o número 139 das 140 escolhidas, selecionada para uma das três últimas vagas anunciadas.
A confirmação ainda depende da aprovação de um projeto de lei do deputado estadual João Caramez para reconhecimento oficial de Marília, mas para o secretário “não tem mais volta, somos MIT”.
Cássio Pinto afirmou que o projeto será votado pelo colégio de líderes na Assembleia em data a ser definida mas que os responsáveis pelo setor em Marília já foram convidados para um encontro na próxima semana de treinamento sobre produção de projetos para atração de recursos e investimentos públicos em turismo.
O reconhecimento como MIT permite que a cidade receba repasses estaduais destinados a investir em diferentes áreas de projetos de atendimento a turistas.
O reconhecimento final na última lista de selecionados acompanhou algumas medidas de última hora, como uma adequação da lei que cria o Conselho Municipal de Turismo, votada e aprovada em sessão extra da Câmara de Marília realizada durante o recesso parlamentar.
“Nossa lei do Conselho já existe desde 1992, mas sofreu muitas alterações e veio de última hora uma indicação para alteração. Com esforço do legislativo e do executivo conseguimos fazer as mudanças em cima da hora. A cidade na verdade foi bastante competente para cumprir todas as exigências”, disse o secretário.
O reconhecimento envolveu ainda o desenvolvimento de um Plano Diretor de Turismo, que foi totalmente produzido na cidade sob coordenação do Marília e Região Convention & Visitors Bureau, uma organização de incentivo e orientação à atração de turistas e desenvolvimento do setor.
O anúncio aconteceu durante uma visita especial. A cidade recebeu nesta quinta o presidente do Brasil Convention Bureau, Márcio Santiago.