Grupo de conselheiros tutelares de Marília foi às ruas nesta terça-feira (18) para comemorar seu dia e os 24 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), além de aproveitar a data para contato e divulgação do trabalho junto à população. Eleitos pela comunidade, os conselheiros são fruto dos avanços proporcionados pelo estatuto.
O atendimento em Marília envolve dois conselhos, com cinco integrantes cada. A sede para receber público fica aberta de segunda a sexta feiras sem pausa para o almoço, das 8h às 17h. Além disso, os conselhos trabalham em sistema de plantão e acompanham casos a qualquer hora sempre que envolvem situações de risco, violência, crimes ou violação de direitos das crianças e adolescentes.
Pablo Reis, presidente do 2º Conselho Tutelar, participou da ação no Terminal Rodoviário Urbano. “É uma intervenção para comemorar nosso dia e e divulgação do trabalho. O conselho oferece atendimento aos sábados, domingos, feriados, ou seja, 365 dias por ano”, destacou.
O contato foi acompanhado por duas conselheiras, Ana Elisa Cavichioli Carmona, do primeiro conselho, e Jacqueline Ormonde, do segundo conselho. Os conselhos são criados para grupos de cem mil habitantes. Os dois conselhos atendem juntos, no mesmo prédio. “Infelizmente a atuação é mais corretiva que preventiva pois as denúncias chegam após o acontecido.”
Além do escritório do conselho, as denúncias podem ser feitas por telefone, mas assim como outros serviços públicos o conselho sofre com trotes e falsas denúncias. O suporte envolve ainda atendimento nos distritos.
Serviço
Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente
Rua Pedro de Toledo, 221 – ao lado da Casa do Médico
3413-3877 ou disk 100