Um ato público na tarde desta quinta-feira vai divulgar para moradores informações da campanha “Treze é O que o Povo Quer”, que uniu diferentes entidades pela mudança da Lei Orgânica para impedir o aumento do número de vereadores em Marília.
Hoje a Câmara tem 13 parlamentares mas a legislação prevê 21 vereadores na próxima eleição. Para evitar a medida, é preciso que a atual Legislatura aprove um projeto para redução. O pedido é que sejam mantidas as atuais 13 vagas.
A proposta entra em discussão com o apoio de sete parlamentares. Precisa de nove votos para ser aprovado. Entrará na pauta da sessão da Câmara na próxima segunda.
Caso seja aprovado, haverá período legal de dez dias para análises, emendas e nova votação, que deve ocorrer apenas em meados de novembro. Caso não tenha os nove votos, o projeto será arquivado na segunda-feira.
As entidades que apoiam a proposta, como lojas maçônicas, já participaram de manifestação na Câmara nas últimas sessões com pedido para redução. Nesta quinta, último dia útil antes da sessão, o ato público vai levar a campanha para as ruas.
Segundo a ONG Matra, a mudança vai provocar uma despesa de quase R$ 6 milhões a mais nas contas do Legislativo. “Cada vereador custa R$ 13.402,43 por mês (só com o salário dele e de um assessor que cada vereador tem direito)”, diz comunicado da entidade.
A manifestação tem início marcado para 13h na ‘ilha’ ao lado da Galeira Atenas, no cruzamento das ruas 9 de Julho e Tancredo Neves, e deve seguir até as 17h.