Marília

Audiência pública nesta sexta discute Cannabis medicinal na Câmara de Marília

Audiência pública nesta sexta discute Cannabis medicinal na Câmara de Marília

Uma audiência pública nesta sexta-feira vai levar diferentes representantes da população de Marília para discutir na Câmara da cidade as aplicações, produção e benefícios da Cannabis medicinal.

A audiência vai levar para divulgação novidades da recém criada Associação Canábica de Marília Maleli, que reúne pacientes, seus familiares e profissionais multidisciplinares na discussão e orientação sobre uso do óleo da Cannabis.

O objetivo do encontro é ampliar volume de informações e conhecimento sobre os procedimentos, desfazer mitos e mostrar como a Cannabis pode garantir qualidade de vida a pacientes em diferentes tipos de condições.

Em dezembro de 2019 a Anvisa, agência que regulamenta produção e uso de medicamentos, autorizou laboratórios a produzirem e comercializarem o ativo no país.

Mas a decisão não resolve um dos problemas mais graves: as dificuldades de acesso para pacientes de baixa renda.

Alguns moradores de Marília já conseguiram autorização judicial para importar, plantar sementes e produzir o óleo da Cannabis de forma artesanal em casa. E comemoram os resultados.

É o caso das famílias de Mateus e Letícia, crianças que usam o óleo e apresentaram significativas melhorias no quadro clínico, de comportamento e qualidade de vida.

Os dois emprestam as iniciais para o nome da Associação Canábica, que pretende atuar em Marília para que mais pacientes possam produzir em suas casas com baixo custo o medicamento.

A audiência pública será realizada a partir das 18h e a entrada é pública e gratuita.