Marília

Audiências vão discutir impacto ambiental de duplicação da SP-333 em Marília

Audiências vão discutir impacto ambiental de duplicação da SP-333 em Marília

Duas audiências públicas nos dias 4 e 5 de julho vão discutir em Marília e Assis os Estudos de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/Rima) para duplicação da rodovia  SP-333 do km 337,05 ao km 401,2, entre os dois municípios.

O estudo e o relatório têm como objetivo de realizar uma avaliação ampla e completa dos eventuais impactos ambientais provocados pelas obras de duplicação previstas no contrato de concessão firmado com a ARTESP (Agência de Transportes  do Estado de São Paulo).

Tanto o estudo quanto o relatório servirão como indicadores de medidas mitigadoras e/ou compensatórias para o meio ambiente. Em Marília, a audiência pública será realizada no dia 4, às 17h, no Teatro Municipal Waldir Silveira de Mello, localizado na Avenida Rio Branco, s/nº, no Centro.

No dia 5, a Concessionária promoverá a audiência no município de Assis para a discussão do tema. O encontro será às 17h na Câmara Municipal, na Rua José Bonifácio, 1.001, Bairro Leblon. As audiências públicas são abertas à participação de todos os interessados no tema, bem como daqueles que quiserem conhecer mais sobre o projeto.

A duplicação envolve algumas situações de riscos, como a travessia sobre 27 trechos de cursos de água, diminuição de habitat de fauna silvestre, supressão de mata nativa, incômodo a moradores, corte de pelo menos 1386 árvores e modificação do relevo.

Também envolve a implantação de barreiras para os animais nativos da região, o que pode ser reduzido com implantação e manutenção de espaços de travessias.

Há ainda riscos de prejuízos a áreas com depósito de fósseis de microdinossauros e respectivos ovos, mas a empresa considera que a região da obra já sofreu forte intervenção que reduz as possibilidades de descobertas.

Cópias dos EIA e Rima estão disponíveis na internbet para consulta peçlo endereço http://licenciamentoambiental.cetesb.sp.gov.br/eia-rima . A página oferece diversos documentos. O leitor deve buscar dados de 2018 e do processo número 081/2018

Os documentos também podem ser consultados até o dia 14 de julho na Secretaria de Meio Ambiente, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1.001, das 8h às 17h30.

Em Assis, na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na Rua Orozimbo Leão de Carvalho, s/nº, Parque Buração, das 7h30 às 17h30. Em Platina, na Casa da Agricultura, na Rua Amélia de Azevedo, 265, Centro, das 7h às 17h30. E em Echaporã, na Prefeitura Municipal, na Praça Riodante Fontana, 10, Centro, das 8h às 17h.