Marília

Áudio denuncia indústria da multa em Limeira e circula como alerta em Marília

Áudio denuncia indústria da multa em Limeira e circula como alerta em Marília

Uma gravação produzida pela Rádio Bandeirantes para mostrar como sistema de multas por radares lesa moradores de Limeira viralizou em redes sociais e circula em grupos de Marília como um “alerta” para motoristas da cidade.

A gravação mostra práticas adotadas por empresas para promover ganho de arrecadação na cidade com as multas, em medidas nem sempre focadas no trânsito, mas em garantir punição de motoristas.

Marília discute desde 2015 um processo de instalação de radares em dezenas de pontos de fiscalização, uma medida que provocou a rara união de projetos das gestões Vinícius Camarinha e Daniel Alonso. Mas a instalação foi barrada na Justiça (veja mais aqui).

A revelação do esquema provocou anúncio oficial de cancelamento do contrato da prefeitura de Limeira com a empresa de radares. Mas as multas aplicadas não foram anuladas.

O modelo denunciado em Limeira envolve sistema de locação dos equipamentos, instalados sem custo, mas com participação da empresa na arrecadação.

“Quanto mais multas vocês fizerem, mais a prefeitura arrecada e mais vocês ganham também?” – pergunta o repórter no áudio. “Isso, neste tipo de contrato sim”, responde o funcionário da empresa.

O funcionário ainda comenta a reação popular. “No começo o pessoal dá uma chiada, ainda mais porque é um ano de eleição, tem todos estes aspectos. Vão falar que tão querendo arrecadar, vai aparecer máfia do radar, depois acaba aceitando.”

E completa: “vou garantir para você: você nunca vai ter prejuízo, nunca ouvi falar pô meu radar ta faturando menos”…”sempre vale a pena, pode ficar tranquilo”.

Ouça abaixo a íntegra do áudio