Marília

Aula especial leva crianças de Emei para Bosque de Marília

Aula especial leva crianças de Emei para Bosque de Marília

Crianças da EMEI Raio de Sol visitaram o Bosque Municipal Rangel Pietraróia para sequência ao aprendizado teórico sobre as tartarugas, em proposta que une educação, sustentabilidade, lazer e integração de serviços públicos.

Foi realizada uma aula prática com a equipe de Educação Ambiental, abordando o tema “Quelônios” com o Infantil 1-C. 

A turma estava sob responsabilidade da professora Katia Alencar Marques e as professoras acompanhantes Patrícia e Cristina.

No período da tarde, após a recepção das crianças e professoras, os alunos fizeram o trajeto até o viveiro onde estão os Jabutis e, durante a caminhada, houve um diálogo muito empolgante sobre o que haviam aprendido. 

A aula foi ministrada por Danielle Bueno Costa, interlocutora suplente do Programa Município VerdeAzul, juntamente com a funcionária do Bosque Municipal Irenilda Meire Ribeiro, onde apresentou-se o grupo dos Quelônios (tartarugas, jabutis e cágados). 

Além de demonstrarem, através de desenhos, as principais diferenças entre cada espécie – que estão nas adaptações desenvolvidas para viverem em diferentes habitats, foi abordada também a diferença entre os animais domésticos e os animais silvestres.

Para finalizar a aula, as crianças foram direcionadas próximas a outro viveiro para conhecerem os filhotes de Jabutis. 

A funcionária do Bosque Municipal, Danielle Bueno Costa, destacou a facilidade das crianças em absorver o que foi apresentado.

“A educação é uma grande aliada na transformação da sociedade e é através dela que poderemos mudar o cenário atual do mundo, onde vivemos um grande desequilíbrio ambiental. Tenho esperanças de que a sementinha plantada em cada uma delas germinará e futuramente nos dará bons frutos”. 

O secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Argollo Haber, falou sobre a importância da educação ambiental. “Agradeço o empenho de nossa equipe de educadores, que acompanham com muita dedicação as visitas no bosque. Estamos à disposição das escolas e entidades para que venham ao Bosque e conheçam um pouco do que estamos fazendo em prol da educação ambiental de nossa cidade.”