Marília

Balanço mostra avanços e novas estruturas da Apae em meio à crise da epidemia

Espaço saúde cria nova área de exercícios, convivência e interação – Divulgação
Espaço saúde cria nova área de exercícios, convivência e interação – Divulgação

Um balanço de atividades divulgado pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Marília mostra que a entidade contornou a crise provocada pela pandemia e aproveitou momentos de menor atividade de atendimentos para remodelar estrutura e criar novos serviços.

A entidade entregou sanitários completamente remodelados e acessíveis na Assistência Social e iniciou a criação do Espaço Saúde, com área de aproximadamente 400 m2 – onde serão colocados os aparelhos de ginásticas ao ar livre totalmente acessíveis -.

Playground recuperado e pintado com apoio de funcionários e colaboradores

A instituição também criou sala de informática com inclusão digital e instalou sistema de energia fotovoltaica para redução de custos com energia.  Teve muito apoio da equipe, inclusive em serviços como pintura e recuperação do playground.

“Essas melhorias somente foram possíveis com o incremento da captação por intermédio do Imposto de Renda e da Nota Paulista. Conseguimos avançar muito nesse tipo de captação graças ao nossos esforços e do povo mariliense que tem nos ajudado muito nesse sentido”, disse o presidente da Apae, Marcos Antonio Carchedi.

Instalação da sala de informática vai oferecer inclusão digital para público atendido na Apae

O dirigente diz que a epidemia, as restrições de circulação, a redução em atividades econômicas impactou as medidas de captação e a possibilidade de mais investimentos.

Pede que a população siga apoiando, usando a Nota Fiscal Paulista, os repasses, doações e destaca que a Apae atende muitos beneficiados em famílias de vulnerabilidade social.

Apae ganha estrutura de energia sustentável para reduzir custos

“É um público que foi muito atingido pela epidemia, pela crise, que ampliou necessidades em diversos sentidos, e temos buscado medidas para atender além do que a Apae já oferece.”

O presidente disse ainda que uma adequação administrativa e de gestão permitiu enquadrar a Apae em todas as às medidas sanitárias exigidas.

“Adquirimos mais experiência e nos enquadrando dentro do possível, para que os nossos atendidos pudessem ter um mínimo necessário visando seu desenvolvimento escolar” disse.

Novos banheiros com acessibilidade e melhoria no atendimento

Carchedi destacou ainda que a entidade está preparada para iniciar as aulas presencias e remotas, de acordo com as exigências da Secretaria de Educação no Estado e no município.

“Toda a infraestrutura de adequação foi planejada de forma a fornecer um atendimento adequado que nosso público necessita, seja no atendimento educacional, de saúde ou assistência e inclusão social.”