Uma banca com oferta de filhotes de cães recolhidos em diferentes operações de resgate deve ser uma das grandes atrações em uma “caominhada” organizada em um condomínio de Marília. A participação é aberta à comunidade.
A banca será montada pela ONG Adote Animais Vira Latas, que mantém um abrigo para proteção, alimentação, recuperação e encaminhamento dos animais. O atendimento vai promover a chamada “adoção responsável”, que vai além de distribuir filhotes.
Os adotantes recebem instruções sobre os cuidados com os animais, esclarecimentos sobre legislação de cuidados e assinam termo de responsabilidade pelos cachorros. A ideia é evitar que os cães sejam tratados como brinquedos para crianças ou como brindes.
“A adoção é o ponto alto em trabalho que começa com atuação voluntária no resgate, muitas vezes em situações de conflito, chuva, em qualquer horário e local da cidade. Envolve um animal que recebeu carinho, alimentação, cuidados veterinários e outras medidas que incluem gastos e dedicação”, explica a advogada Fernanda Costa, uma das dirigentes da ONG e voluntária do abrigo.
Ela garante que é uma decisão muito prazerosa recolher um animal, especialmente filhote. “O animal cria vínculos, permite lições de respeito, alegra, protege, faz companhia, dá carinho. E a adoção permite ter tudo isso com custo zero e com um impacto social.”
A dirigente lembra que cada animal recolhido é um a menos em situação de risco de maus-tratos, zoonoses e riscos de acidentes.
A “caominhada” acontece neste domingo, dia 28, a partir de 9h na sede do condomínio, na rodovia Rachid Rates (SP-333) km 336, um pouco à frente da saída para Avencas. Interessados podem fazer inscrições com direito a camisetas na sede do TV Marília Canal 4, na avenida da Saudade, 394