Marília

Bar sofre pichação nazista e público reage indignado

Bar sofre pichação nazista e público reage indignado

Um bar do campus universitário de Marília sofreu pichação nazista na madrugada desta terça-feira em caso que provocou reação indignada de frequentadores e amigos dos proprietários e pode não acabar aí. Análise de câmeras na região pode identificar o autor ou autores da imbecilidade.

As paredes receberam três desenhos da suástica, principal símbolo de identificação do nazismo, com a frase “blood and honor” (sangue e honra).

Mas além de idiota no conceito, o “nazi” de Marília errou a forma: fez os desenhos errados.  Inverteu as formas e pichou símbolos budistas em duas das imagens. Além disso, errou a grafia da frase: “blood and honour” (com u) é o nome de uma rede neonazista formada na Inglaterra que prega o “poder branco”,

O resultado foi uma sequência de mensagens em apoio aos proprietários e críticas ao ato. “Logo de manhã eu vejo o bar de conhecidos com pichamentos nazistas, no Brasil, em 2016. Talvez, se esse imbecil tivesse escutado o professor de história dele, saberia que o nazismo só deve ser lembrado para que não se repita!”, diz mensagem de um amigo que compartilhou foto do bar.

“Coisa daqueles “nazistas” que apanhariam até na Alemanha hahahaha”, citou outro internauta, lembrando que neonazistas no primeiro mundo rejeitam latinos em geral.

“Nazista no país da miscigenação, que piada de mau gosto”, postou uma internauta. “Então tem nazista no role bem perto de nós, que agonia pensar nisso”, disse outra estudante.

O bar, de público tradicionalmente jovem ao lado do campus universitário, é reconhecido por shows de música ao vivo nos finais de semana, geralmente com bandas de rock da cidade ou DJs.

A suástica, adotada como símbolo da força e integradidade que oo movimento nacionalista, o nazismo, dizia ter na Alemanha, acabou associada ao discurso racista, de perseguição religiosa e política do movimento, que provocu a segunda guerra mundial. Mas o símbolo é muito mais antigo e já foi usado em diferentes povos e etnias como sinais de religiosos e de cultura.

A suástica – formada na maioria da svezes por uma cruz com quatro braços – aparece em diferentes versões. No budismo era usada principalmenmte com os braços para o lado esquerdo. os nazistas adotaram modelo do lado direito.

O Giro tentou contato com os proprietários para avaliar se vão tomar alguma medida legal ou pedir investigação do caso, mas não conseguiu contato.