O bar tem chopp e cerveja, qual é melhor tomar?
Depende do critério para escolha. Quer sabor mais fresco? Beba o chopp. Quer economizar? Beba a cerveja. A fórmula da bebida, a receita e ingredientes são os mesmos, idênticos.
Geralmente o chopp vai estar mais fresco que a cerveja em garrafa. Alguns chopps artesanais ainda são cru, ou seja, não são pasteurizados, o que o deixa mais leve e com validade mais curta. Em outros (a maioria ), sofrem um processo de pasteurização mais rápida (flash pasteurização) que o da cerveja.
Escolhendo cerveja ou chopp não deixe de garantir a espuma. O creme mantém a temperatura, não deixa esquentar e inibe que o oxigênio entre na cerveja.
O principal vilão da cerveja é o oxigênio. É um pecado tomar sem colarinho. Muita gente pede chopp sem pra vir mais. Nosso copo aqui tem 350ml e um risco em 320ml, completa com o creme. Quando pede sem colarinho a gente põe até a linha de 320ml.
Um mito: chopp é bebida totalmente diferente da cerveja
Errado. A fórmula, a receita para os dois é a mesma. Os dois saem do mesmo tanque. O que muda é a pasteurização.
Em alemão “schopp ” é apenas o nome de uma medida de volume (300ml) , em todo o mundo se diz cerveja de barril,só no Brasil denomina-se como chopp.