A grande atração desta noite foi criada em Feira de Santana/BA na década de 1980 pelo Mestre Claudio Costa como Escola de Capoeira “Os Angoleiros do Sertão”. Expandiu-se para a cidade de Paraguaçu Paulista/SP em 1991, tendo como responsável por mais este núcleo o Contra-Mestre Xandão. E chegou a outras cidades, incluindo Marília, antes de ganhar o Saraua, já está em Assis, Maracaí e Presidente Prudente também.
– Leia também
Halloween não, vá ao Sarau do Saci
A escola valoriza o resgate, a preservação e a divulgação dos elementos tradicionais que caracterizam a Capoeira Angola, importante na medida em que agrupa seus praticantes num projeto de conscientização social, política, cultural e corporal.
Em vez de enfatizar o enfrentamento físico-corporal direto e explícito, ela está preocupada em educar para a consciência de direitos e deveres que cada um de seus integrantes tem diante do mundo em que vive.
O show de domingo é também especial. O músico Chambinho do Acordeon e o show Sanfonas do Nordeste reforça na cidade uma proposta de diálogo com a cultura nordestina, com fãs e manifestações em todo o país.
Chambinho ficou conhecido como intérprete do sanfoneiro Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, no filme “Gonzaga, de Pai para Filho”, que mostra a vida, obra e a relação do músico com o filho, Gonzaguinha,m também artista consagrado.
Confira a programação completa do Sarau:
Dia: 29/10
Local: Oficina Cultural Tarsila do Amaral:
18h às 19h- Roda de Capoeira Angola
19h às 20h – Palco-Livre (inscrições encerradas)
20h às 21h – Nayambing e Samba de Roda
21h às 22h – Forró Juntinho
– Programação do Palco Livre
1. Joao Frazao Astronomo, Gessi Maria Pereira Dos Santos Ribeiro, Neuza ( Poesia – Projeto Astronomia Show)
2. Bruno Sposito e banda (música)
3. Claudia Fernandes Volpato e Flavio Marcondes (música)
4. Junior Matos (música)
5. Walter Junior (teatro)
6. Yuri Campagnoli Pereira (música)
7. Wanderley Luis (poesia)
8. Laerte Marques (música)
9. Joao Campoy (poesia)
10. Alice Lourenço
11. Kleiton Loli, Fatima Campidelli e outros (Grupo de Teatro do Sesi)
12. Intervenção da Frente Ampla (leitura de manifesto cultural/social)
– Cada participante do palco-livre terá até 10 minutos para sua apresentação, conforme disponibilidade da agenda do evento. Novas inscrições dependerão da desistência de algum inscrito ou tempo extra que surgir durante a programação. O palco-livre terá início às 19h e previsão de término às 20h30.
– A ordem da programação será definida de acordo com a ordem de chegada dos inscritos. Ausência ou atraso dará direito a mais apresentações de inscritos já presentes e de não-inscritos.
Dia: 30/10
Local: Feira Livre Noturna
19h30 às 21h30 – Chambinho do Acordeon/Pernambuco (show de encerramento)