Milhares de pessoas vestidas de branco dançaram, cantaram, gritaram e jogaram pó colorido para o alto em um festival de música, cores e muita empolgação em Marília neste domingo. A cidade recebeu a edição do Happy Holi, uma das maiores festas de música eletrônica no mundo.
A festa coloca Marília em circuito de grandes capitais e importantes cidades do interior dos principais estados do país. Em 2014 foram 15 cidades, com mais de 200.000 participantes. Neste ano será muito maior.
Além de Marília, o festival passa por Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Vitória, Divinópolis, Natal, João Pessoa, Cuiabá, Campinas, Manaus, Boa Vista, Macapá, Uberlândia, Cuiabá, Divinópolis, Uberaba, Bauru, Franca, Sorocaba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Balneário Camboriú, Criciúma e muitas outras onde o Happy Holi estará já pela segunda vez.
A festa é inspirada em um festival da Índía para celebrar a união e alegria de viver enquanto os participantes se envolvem na magia de cores. Segundo a organização, o Zim, pó colorido usado na festa, é certificado com controlo para evitar danos à saúde e meio ambiente. Assim, não é qualquer pó que entra, só o vendido pela festa.
O pó é feito de amido de milho e corante orgânico. Os oganizadores prometem que as cores desaparecem facilmente com as lavagens. “No entanto sugerimos roupa usada. A organização não se responsabiliza por qualquer dano permanente.”
[movie_id#99]
O evento nasceu em 2013 na Europa. Em 2014 realizou-se no Brasil, Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Moçambique, Guatemala, entre outros. Em 2015 a Tour de festivais Happy Holi expandiu-se também para o Paraguay e Argentina..
DJ’s da Europa e do Brasil fazem a animação em cada etapa. Marília teve a participação de um nome consagrado das pistas, Alok.
Além dos Djs, a festa tem picos de animação com o pó colorido. Comprado na porta – ou cedido pelo evento, de acordo com o tipo de ingresso comprado – o pó é jogado para cima de hora em hora, com contagem regressiva comandada no palco.
O resultado é um público de roupas e pele cobertas de cores, um modelo que festas menores passaram a reproduzir com muito sucesso entre o público. O festival tem etapas marcadas até o dia 3 de janeiro. Rio Preto, Franca e Ribeirão Preto são as últimas cidades do Estado a receber o evento.
[movie_id#100]