Bares

Ícone de refeições rápidas, Hirata faz 50 anos com público fiel

Ícone de refeições rápidas, Hirata faz 50 anos com público fiel

Um público diversificado e fiel constrói todos os dias em Marília uma história de sucesso que completa 50 anos. E que mesmo os frequentadores desconhecem. A Pastelaria Hirata, um dos ícones das refeições rápidas em Marília, completa neste ano meio século de história, sabores e clientes.

Administrada pelo empresário e chef Élio Hirata, já na segunda geração, a pastelaria esteve perto de virar franquia, foi inspiração para outros investimentos e negócios no ramo, inclusive na família, e deu origem a outras casas de sucesso, como o restaurante Copacabana.

Um ambiente diferenciado para público de pastéis, salgados, sucos e refrigerantes, uma variação de frequentadores de acordo com o horário e o dia e muito trabalho são alguns dos símbolos do Hirata.

Fotos Alê Custódio-Giro Marília

Pastel de ovo, um dos símbolos da Pastelaria Hirata

A casa está plantada na entrada do Mercadão, um prédio privado que a cidade aprendeu a tratar e amar como se fosse mesmo um daqueles mercados públicos de tanto sucesso no mundo todo. Recebe público durante toda a semana, geralmente consumidor mais apressado, que aproveita as opções de alimentação rápida, barata e de qualidade. 

Mas o Hirata mostra força mesmo como um ritual das manhãs de domingo. Tanto que neste dia vira ponto de encontro tradicional para médicos, empresários, políticos e famílias de diferentes perfis. 

ROTINA

Pessoas como Cesar, Ricardo, Eduardo e Antonio Carlos Baaklini, uma família tradicional na área médica. O também médico José Carlos Nardi, seu irmão, o engenheiro e vereador Luiz Eduardo Nardi, ou o empresário e também vereador Marcos Santana Rezende, com os amigos, como o ex-vereador Nelson Mora, ou com a esposa Gê, são clientes contumazes.

“Faz parte da rotina, desde os anos 80. O espaço, o encontro, o ambiente, os cuidados, o pastel de ovo. Viraram tradição”, explicam os Baaklinis.

“Tem a cara do domingo. Parece que a gente sai de casa e o dia pede o café, o salgo no Hirata”, disse Marcos Rezende. São testemunhos que ganham eco mesmo de pessoas e clientes não tão famosos, mas igualmente fiéis.


Coxinha de queijo, outra campeã de vendas

CATIVANTE

Raymond Larroude, de Itapeva, veio à cidade visitar o filho estudante, pela terceira vez consecutiva foi ao Hirata comer o pastel de ovo. É um prato difícil de achar por aí, único em sabor no Hirata. “É algo cativante, não tem igual. Qualidade e sabor totalmente diferentes.”

Ramon, como o comerciante é conhecido, esteve acompanhado pela esposa, Ilda. Chegou à pastelaria por indicação de amigos. “Achamos maravilhoso e a partir daí toda vez que a gente vem a Marília passamos por aqui”

“Faz uns dez anos que venho. Pela qualidade, atendimento rápido. Não sabia que já está há 50 anos. É um ritual da família”, diz Cristiano, 38, engenheiro e morador na cidade que foi ao mercado com as filhas, Carolina e Laura

DIFERENCIAL

Na mesa ao lado um grupo de amigos – Luciano, Esley e Rafael – confirma a boa avaliação.  “Venho Há muitos anos, sempre que dá a gente aparece. Vira e mexe tá prestigiando. É uma referência. Falou em pastel ou salgados, o pessoal lembra do Mercadão”, diz Esley.

“A Pastelaria tem um diferencial, no atendimento, na rapidez, pastel famoso, onde você vai tomo mundo conhece e é um ambiente agradável”, destaca Luciano.

Siga frequentando e na próxima vez que você parar no balcão e olhar pela enorme parede de vidro que separa o salão da cozinha vai ver o pastel sair fresquinho, ver como ele foi feito e comprar sabendo que cada salgado carrega 50 anos de tradição e trabalho. E bom apetite.