Em 15 ações de Intensificação de combate à dengue, as equipes de Saúde de Marília visitaram 35.350 casas/residência/imóveis, das quais encontraram 19.839 abertas, o que representa 56% dos endereços. Foram eliminados 345 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Os dados estão em um levantamento da própria Secretaria divulgado com balanço da última ação, realizada no sábado – dia 4.
Os profissionais atingiram média de 33,55 visitas por agente entre 2.006 casas abertas. Foram percorridas 98 quadras dos bairros Planalto, Santa Augusta, Julieta e Santa Antonieta III. Não foram divulgados detalhes sobre número de casas fechadas e recusas.
Dados de outras operações mostram que os 40% de imóveis não vistoriados são na maioria dos casos locais onde não foram encontrados responsáveis. Mas há também situações em que os moradores negam acesso dos profissionais aos endereços.
A ação envolveu 71 profissionais, entre agentes comunitários de saúde (48), agentes de controle de endemias (11), agentes de controle de zoonoses (02) e supervisores de saúde (06), além de quatro motoristas.
Ainda neste sábado foram realizadas ações complementares com aplicação de inseticida com equipamento costal portátil. Esta ação foi realizada na Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal da Educação, Delegacia Geral de Polícia, Fatec e Etec.