O programa Bolsa Família, do governo federal, pagou em 2014 R$ 11,112 milhões em benefícios a famílias de baixa renda e em situação de risco na cidade de Marília. O valor é 6,2% menor que os pagamentos de 2013.
Em 2013, a cidade fechou no ano com 9480 pessoas beneficiadas pelo programa. No ano passado este número caiu para 8378, uma redução de 11%.
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O saque é feito com cartão magnético, emitido preferencialmente em nome da mulher.
O valor repassado depende do tamanho da família, da idade dos seus membros e da sua renda. Há benefícios específicos para famílias com crianças, jovens até 17 anos, gestantes e mães que amamentam. Em alguns casos, os repasses chegam próximos a R$ 5.000 por ano, feito em pagamentos mensais.
A seleção das famílias para o Bolsa Família é feita com base nas informações registradas pelo município no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O cadastramento não implica a entrada imediata das famílias no programa e o recebimento do benefício.