Marília

Bombeiros e PMs doam sangue para Édio em Jaú; recuperação anima família

Bombeiros e PMs doam sangue para Édio em Jaú; recuperação anima família

A corrente de apoio ao estudante mariliense Édio Sândalo, 20, internado em Jaú em recuperação e adaptação após um transplante de medula óssea, provocou mobilização de bombeiros de Marília e policiais de diferentes cidades em doações de sangue ao hemonúcleo daquela cidade.

Nesta quarta-feira um grupo de bombeiros de Marília foi até Jaú em um micro-ônibus e uma viatura para fazer doação. A medida emocionou e acompanhou um dia de boas notícias: após 13 dias de transplante Édio voltou a produzir leucócitos, mais conhecidos como ‘células brancas’, responsáveis pelo sistema de defesa do organismo.

Segundo o bombeiro Leandro de Aguiar Corradi, que organizou a mobilização, participaram 20 bombeiros. Outros interessados não puderam ir porque estavam em serviço ou fizeram doações recentes, em uma campanha para uma menina vítima de acidente na rodovia SP-294.


“Vimos a solicitação pela internet. Conhecíamos o caso e o Édio”, explicou Leandro. “Sempre que podemos realizamos a doação. O pessoal tem esse espírito de união e ajuda com o próximo mesmo de folga ou sem estar na ocorrência.” Outras reações do estudante, como um nível baixo de rejeição à medula, indicam que o corpo está reconstruindo sistemas de defesa e reação.

Édio está há 17 dias em isolamento no hospital Amaral Carvalho, um centro especializado em diferentes tratamentos de câncer, em quadro que exige transfusões e controle rigoroso de plaquetas.

Como a demanda é muito grande no hospital, há necessidade permanente de doadores. E a mobilização dos policiais e agora dos bombeiros provocou uma surpreendente colaboração, que beneficia diferentes pacientes do hospital.

A internação mostrou outros marilienses em atendimento e reforçou os contatos de incentivo e motivação para o estudante. Édio é acompanhado por psicólogos, nutricionista e fisioterapeutas, além de exames e monitoramento permanente.

Está na área de isolamento com o pai, o fotógrafo Édio Júnior, com acesso a celulares, computador e TV, todos rigorosamente esterilizados antes da entrada. E assim como mobilizou amigos e seguidores na cidade, segue recebendo mensagens de apoio e colaboração.

Antes da doação dos bombeiros, uma mobilização de policiais militares de Jaú havia provocado uma grata surpresa. Militares fizeram doações e receberam elogios e agradecimentos também do comando em Marília. Veja em vídeo abaixo.
[movie_id#487]