O Corpo de Bombeiros iniciou nesta quinta-feira sua participação nas ações de combate à epidemia de dengue na cidade e acompanhou equipes da saúde em vistoria a uma residência abandonada no centro da cidade.
A ação foi transformada em evento pela prefeitura, que divulgou a vistoria de forma antecipada como uma “grande ação em imóvel infestado pela dengue”. O prefeito Vinicius Camarinha acompanhou o trabalho, inclusive com capacete de segurança para obras. A casa foi identificada como foco de infestação por vizinhos, que avisaram o Corpo de Bombeiros pelo telefone.
O capitão do Corpo de Bombeiros, Wilson de Góes Júnior, lembrou que os bombeiros são ligados à defesa civil e não haveria como ficar fora do combate à epidemia. “Estamos destacando duas viaturas para esse acompanhamento das equipes da Secretaria da Saúde e reitero que esse trabalho não afeta em nada o atendimento rotineiro do Corpo de Bombeiros. O telefone 193 está à disposição da população para as denúncias.” Os donos dos imóveis serão notificados pela Prefeitura para limpeza imediata.
NEBULIZAÇÃO
O trabalho de nebulização de inseticida para eliminar mosquitos adultos também foi feito nas residências e em outras casas do centro da cidade. “Os imóveis ficam abertos para a aplicação do inseticida. Os alimentos precisam ser cobertos e os animais protegidos. O veneno fica no ar por 30 minutos”, comentou o coordenador da Divisão de Zoonoses, Lupércio Garrido Neto, da Secretaria Municipal da Saúde
Wilson Ruiz/Divulgação
Coleta de entulho terá rescaldo nesta sexta-feira; limpeza pode durar até quarta
ENTULHO
A Prefeitura anunciou ainda que nesta sexta-feira (27) será feito o trabalho de rescaldo na coleta de entulho dos bairros da cidade. A campanha começou na segunda e muitos bairros tiveram sobras de entulho nas calçadas.
“Vamos fazer o trabalho de ‘rescaldo’ em alguns bairros da zona Norte e da zona Sul, além de promover a limpeza dos materiais em outras vias públicas do município. No sábado, faremos uma ação em toda área comercial do centro da cidade”, informou Avelino Modelli, secretário municipal de Serviços Urbanos.
Nos primeiros quatro dias da operação Cidade Limpa foram recolhidos aproximadamente 940 toneladas de materiais inservíveis e entulhos. “A população pode ficar tranqüila que faremos, até a quarta-feira da próxima semana, a coleta de todo o material descartado pelos moradores.”
O secretário afirmou ainda que o material está sendo depositado em pontos provisórios e será encaminhado para um aterro sanitário.