Marília - Um plano de manejo no Bosque Municipal de Marília terá substituição de árvores consideradas em situação de risco e corredor com 300 mudas de espécies frutíferas para atrair pássaros.
A ideia, segundo comunicado oficial, é formar um corredor de árvores com frutas para melhora flora e fauna no local. O texto diz ainda que plantio aproveita período de chuvas.
Segundo o comunicado oficial, o bosque passa por manejo que prevê substituição de árvores com risco iminente de queda. Não há informações sobre número de árvores para remoção.
“Durante o manejo, identificou-se a ausência de árvores frutíferas, o que prejudica a atração de pássaros. Por isso, foram selecionadas mudas específicas para o plantio”, diz o comunicado.

O espaço deve receber cereja-do-rio-grande, araçá amarelo e vermelho, cabeludinha, pitanga, grumixama preta e amarela, uvaia e jabuticaba sabará.
Para o secretário adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más, essa é uma ação importante de cuidado.
“Identificamos que não havia nenhuma árvore frutífera no bosque, impactando na fauna, na atração dos pássaros, impedindo uma interação maior com as pessoas, com as árvores”, disse o secretário.
Essa afirmou ainda que ação faz parte do planejamento de substituição de árvores nativas por espécies exóticas.