Vingadores Ultimato, Homem-Aranha “Sem volta para casa” e agora é a vez da Barbie.
O “hype” desses filmes trouxe um novo olhar para nós que trabalhamos com o marketing e nos fez refletir como a influência do Branding de uma marca ou um(a) personagem pode aumentar a rentabilidade de uma empresa.
A Warner Bros Pictures em conjunto com a Matel, preparou uma estratégia perfeita para atingir milhões de pessoas ao redor do mundo de forma muito natural, pois por onde se anda existem vitrines com roupas cor de rosa, bonecas a serem vendidas com preços elevados nas lojas de brinquedos e salas de cinema lotadas.
A Matel apostou todas as suas forças nesse filme, mesmo sem que a boneca Barbie tenha o mesmo “apelo” nos dias atuais como nas décadas de 1960 a 2000. Essa aposta trouxe ótimos retornos financeiros, onde a marca já registrou um faturamento de mais de US$27 bilhões em novas vendas e os números não vão parar tão cedo.
Os personagens foram tão emblemáticos que bonecos lançados na década de 60 – como é o caso do personagem “melhor amigo do Ken” interpretado pelo ator Michael Cena, que teve uma versão lançada em 1964, mas foi logo descontinuada – ganham novamente a notoriedade e estão sendo vendidos por colecionadores ao redor do mundo por R$ 886 a R$ 1,4 mil. Os mesmos bonecos eram encontrados com valores entre R$ 250 a R$ 300.
Por isso, quando o assunto é a nossa marca, precisamos nos preocupar com tudo o que a envolve, desde sua criação até como nos posicionamos no mercado. Pensarmos na persona e nossa comunicação é um dos passos a serem trabalhados dia a dia, para que possamos trazer notoriedade e influência em quem consome nossos produtos e serviços.
Você já parou para pensar como seus clientes enxergam a sua marca? No caso da Barbie, a preocupação da fabricante foi sempre trazer ao mercado o máximo de versões para que cada criança pudesse se identificar com a personagem e querer ser como ela, desde a vestimenta até a forma de se comportar, assim, trazendo o máximo de clientes a consumirem.
Saber se comunicar e se posicionar no mercado, trazendo clareza em seus objetivos para atingir a persona a qual trabalhar, construindo, assim, uma identidade visual forte em que seus clientes se identifiquem e queiram consumir sua marca pode ser a arma do seu negócio.
Enviar um brinde ao cliente, um cheiro marcante que faça lembrar da sua marca, são apenas alguns exemplos de fortalecimento, mas o que devemos entender, é que nossa marca só se tornará forte, quando passamos da etapa de ter apenas clientes para conquistarmos defensores dela, para que eles queiram se vestir, se maquiar e até mesmo ser como a marca.