Marília

Cadastro de alunos em creches municipais muda e tem critérios de ‘desempate’

Cadastro de alunos em creches municipais muda e tem critérios de ‘desempate’

A briga de pais por vagas em creches municipais para os filhos ganhou novo sistema de cadastro, pontuação para classificação e critérios de desempate que podem envolver até a data de inscrição, ou seja, pode ganhar quem chegou primeiro.

A nova regulamentação foi definida por decreto publicado nesta quarta-feira pela prefeitura e muda sistema implantado já na gestão de Daniel Alonso em 2017. Vale para crianças com idades entre quatro meses e três anos de idade.

O sistema amplia os critérios de atribuição de pontos aos candidatos de acordo com informações, que vão da comprovação de trabalho dos pais à proximidade da moradia e emprego em relação às creches escolhidas.

Até agora, a prefeitura estabelecia quatro formas de pontuação: área de abrangência da unidade, comprovante de trabalho de pai e mãe, bolsa família e número de filhos do casal.

O novo modelo considera seis critérios: área de abrangência, comprovante de local de trabalho próximo à escola, comprovante de trabalho do pai, comprovante de trabalho da mãe,  cadastro no bolsa família e irmãos já matriculados na unidade.

Em caso de empate em todos os critérios a decisão será pela data de inscrição da criança.

A regulamentação geral continuará a cargo da central de vagas montada na Secretaria de Educação, que já atua nas matrículas para toda a rede municipal.