Marília

Cadê o pagamento? – Servidores vão ao MPF contra atrasos em aposentadorias de Marília

Cadê o pagamento? – Servidores vão ao MPF contra atrasos em aposentadorias de Marília

Uma representação do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos de Marília encaminhou ao Ministério Público federal na cidade pedido de intervenção e análise sobre repetidos atrasos nos pagamentos de benefícios. Este mês ainda não teve pagamento para todos.

“Desde de Janeiro de 2023, tem ocorrido o atraso do pagamento da aposentadoria dos servidores aposentados da prefeitura de Marília, e esse atraso tem gerado problemas de ordem financeira e social”, diz o documento.

A representação destaca que sem o pagamento na data correta, os aposentados tem atrasado o pagamentos de suas contas, o que provoca acréscimo como juros e multas.

O documento diz ainda que para muitos deles impossibilita compra de remédios e alimentos para sua subsistência e famílias.

“Em muitos casos aposentados tem vindo até esta entidade pedindo ajuda para ter alimentos e até para remédios. Temos tentado comunicação com a prefeitura, mas não há diálogo com a administração pública.”

A entidade diz ainda que tem questionado o Instituto de Previdência sobre os atrasos e recebeu a informação de que o dia correto seria o 5ª dia útil. Mas como os seguidos calotes no Ipremm durante várias gestões inviabilizou o instituto, o repasse aos aposentados depende da prefeitura.

O Sindicato diz ao MPF que em resposta à sua demanda, o Ipremm informou que “o repasse da prefeitura vem sendo feito atrasado, e de forma parcial, causando atraso e escalonamento do pagamento’.

A entidade pede que o MPF “possa fazer as devidas intervenções no sentido de garantir os proventos dos aposentados até o 5º dia útil, garantido a seguridade de direitos dos aposentados”.