Marília

Caem acidentes com escorpiões e outros animais em Marília; mapa ajuda atendimento

Caem acidentes com escorpiões e outros animais em Marília; mapa ajuda atendimento

O número de acidentes com animais peçonhentos sofreu queda significativa em Marília na comparação com dados de 2023.

Os números foram divulgados em relatório da Saúde e aliviam situação que preocupa em todo o Estado. A Saúde estadual lançou mapa interativo para facilitar acesso a atendimento.

Segundo o relatório de Marília, até o dia 20 deste mês foram registrados seis acidentes com escorpiões, um com serpente e três com outros animais.

Em 2023 a quarta semana epidemiológica já havia registrado mais que o dobro de casos, com 17 acidentes com escorpiões, três com aranhas e oito com outros animais.

A cidade teve também queda significativa no registro de atendimento antirrábico. Foram 74 casos em 2023 e nenhum registrado neste ano.

APLICATIVO

A Secretaria de Estado da Saúde lançou uma ferramenta online para facilitar a localização e identificação dos 220 pontos de atendimento soroterápico para vítimas de escorpião, aranha, serpente e lagartas.

Em Marília o mapa indica o Hospital das Clínicas como ponto de referência para o atendimento.

O Mapa Interativo, desenvolvido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), fornece as informações necessárias para buscar ajuda em emergências, sobretudo, no período quente e chuvoso, época em que este tipo de acidente mais acontece.

Em 2023, o Estado de São Paulo registrou 70.800 acidentes notificados com animais peçonhentos e 23 óbitos, sendo que 444 acidentes ocorreram na capital.

Os municípios com mais registros foram Araçatuba (7.340 casos), São José do Rio Preto (6.753 casos) e Ribeirão Preto (4.174 casos).

Acesse o mapa com todos os endereços no Estado – aqui -.