Marília

Câmara celebra 50 anos da Apae com homenagens a ex-dirigentes

Câmara celebra 50 anos da Apae com homenagens a ex-dirigentes

Um encontro de ex-presidentes, com galerias cheias e muitas homenagens, marcou uma sessão solene da Câmara de Marília para celebrar os 50 anos de atuação da Apae (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) em Marília.

A sessão, realizada na noite da última sexta-feira, levou para o centro do plenário todos os ex-dirigentes da instituição, à exceção do empresário e comunicador Marcelino Medeiros, já falecido, que foi representado pela filha.

Os dirigentes receberam um certificado de honra ao mérito do Legislativo e ainda uma homenagem da Apae por sua participação na história da entidade.

A homenagem foi uma iniciativa do vereador Marcos Rezende, aprovada por unanimidade entre os vereadores.

O parlamentar discursou em nome da casa, lembrou dados históricos da fundação, dos desafios de espaço até a sede própria, dos pioneiros do projeto até a evolução recente, e destacou que a Apae presta serviços que o poder público não consegue realizar.

O presidente da Apae, Marcos Antonio Carchedi, agradeceu pela iniciativa e entregou pessoalmente as placas em comemoração aos 50 anos da Apae e lembrou desafios, ressaltou o atendimento a 400 alunos e pacientes nos diferentes serviços da instituição.

Cumprimentou funcionários, colaboradores, diretores e fez um reconhecimento especial pelo presença permanente da esposa, Mara Carchedi.  Usou uma frase de Madre Teresa de Calcutá para reconhecer o apoio que recebe. “As mãos que fazem  valem mais que os lábios que rezam.”

O presidente da Câmara, Delegado Wilson Damasceno, disse que é uma juta e merecida homenagem, parabenizou funcionários e voluntários pela dedicação. “Trata-se de um merecido reconhecimento a uma entidade que promove relevantes serviços, tornando-se o maior movimento de inclusão social. Vocês trabalham com um amor sem igual, tal qual coração de mãe.”

A secretária municipal da Saúde, Katia Ferraz Santana, representou o prefeito Daniel Alonso no evento e reforçou a importância da parceria com a entidade. Ressaltou legislação federal que cria obstáculos a repasses públicos e reconheceu o trabalho.

“Ao longo de todos os anos, lutando e construindo, uma entidade reconhecida pela nobreza de seus dirigentes, pela qualidade de seus serviços, a gente vem enfrentando muitos desafios.”

Os dirigentes homenageados foram:

Luiz Braz Mazzafera – presidente entre 1968-1969
Marcelino Medeiros – presidente entre 1972-1973, in memoriam, representado pela filha Sandra Medeiros Battistetti
Tomaz Rodolpho – presidente entre 1973 a 1974
Renê Paschoalick – presidente entre 1974 e 1978
Wilson José Teixeira – presidente entre 1979 a 1984
Victor Carlos Monteiro Paiva – presidente entre 1985 e 1998
Ivan Jacinto Zóchio – presidente entre 1999 a 2002 e também de 2004 a 2006
Pedro Geraldo Pinto Figueira – presidente da Apae entre 2007 e 2013
João Adelmoi Foresto – presidente entre 2014 e 2016
Marcos Antonio Carchedi – presidente desde 2017