Marília

Câmara de Vera Cruz retoma cassação de prefeita e marca posse de vice

Câmara de Vera Cruz retoma cassação de prefeita e marca posse de vice

A Câmara de Vera Cruz retomou o processo de cassação da prefeita Renata Zompero Dias Devito e marcou para 15h desta sexta-feira, dia 2, a posse do vice-prefeito Paulo Haraguchi, 55 anos.

A medida acompanha publicação de uma decisão da Justiça de Marília que rejeitou um mandado de segurança impetrado pela prefeita contra o processo. A decisão foi divulgada no dia 24 de setembro e a Câmara aguardava a publicação oficial para retomar o processo.

O mandato de Renata foi cassado pela Câmara após denúncia de gastos com pagamento de seguro para veículos em sucata, sem uso. O processo durou meses com vários atrasos provocados pela ausência da prefeita em depoimentos e entgraves com medidas judiciais contra a Câmara, que acabaram todas derrubadas.

Além de efetivar a cassação, o Legislativo encaminha as informações do caso para a Justiça eleitoral, responsável por eventual inelegibilidade da prefeita, que é candidata à reeleição.

O presidente da Câmara, Haroldo de Mayo Bernardes, disse que adotou todos os procedimentos que o processo exige e já despachou a informação para a Justiça Eleitoral. A Câmara chegou a marcar a posse de Haraguchi em abril deste ano, mas a medida acabou suspensa por uma decisão do Tribunal de Justiça.

“Não sei se a prefeita tomou alguma nova medida judicial, não fomos oficialmente informados sobre nada e adotamos as medidas que cabem à Câmara: cumprir o processo e marcar a posse do vice”, afirmou.

Paulo Haraguchi é advogado e produtor rural.  Ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Paulinho, como é conhecido, não fala sobre o caso.

A posse foi programada para uma sessão solene com a presença de vereadores, do vice-prefeito e sua esposa, com acesso restrito em medidas de prevenção ao coronavírus. A sessão será transmitida pela página da Câmara de Vera Cruz no Facebook