Marília

Câmara desiste de superaumento para salário do prefeito, vice e secretários

Câmara desiste de superaumento para salário do prefeito, vice e secretários

A mesa diretora da Câmara de Marília anunciou na tarde desta segunda-feira que vai apresentar um substitutivo para mudar o projeto de lei complementar que previa aumento de 16,68% para os salários do prefeito, do vice-prefeito e secretários.

O substitutivo vai esperar até dia 10, quando o prefeito Daniel Alonso deve apresentar índice oficial de reajuste para salário de servidores. O salário do prefeito terá o mesmo índice de reajuste.

O projeto provocou uma onda de críticas contra o Legislativo. Além de superar em muito a inflação, o índice fica muito acima do que vem sendo repassado aos salários dos servidores municipais.

Apresentado sob justificativa de uma obrigação legal para fixar subsídios dos prefeitos, o projeto ainda ignorou série de reajustes nos anos anteriores. O salário de prefeito subiu quase todos os anos e sempre acompanhando os mesmos índices de reajuste para servidores.

O presidente da Câmara, Marcos Rezende, disse no anúncio oficial da medida que foi uma medida ‘tomada em comum acordo’ entre os vereadores que integram a Mesa da Câmara – ele mesmo e os parlamentares João do Bar e Evandro Galette -.

O vereador afirmou ainda que o projeto ‘em nenhum momento’ foi pautado ou colocado em votação e que foi apresentado ‘para ouvir a Câmara e ouvir a comunidade”.

O prefeito Daniel Alonso, que acompanhou o anúnico, disse que a mudança ‘foi uma sábia decisão’, disse que os salários de secretários são baixos em comparação com outras cidades e que ele ‘até pode abrir mão’ do reajuste, “não necessito do salário para viver”.