Marília

Câmara exibe vídeo de agressão e cassa vereador em Vera Cruz

Câmara exibe vídeo de agressão e cassa vereador em Vera Cruz

A Câmara de Vera Cruz cassou o vereador Eduardo Zompero Dias, irmão da prefeita Renata Zompero, por seis votos a dois e determinou a extinção do mandato do parlamentar, acusado de quebra do decoro por ofender e agredir fisicamente um servidor público que atuava na recepção do gabinete da prefeita. Eduardo, que teve direito a defesa na sessão, anunciou que ira recorrer na Justiça.

Apesar do tema polêmico, a sessão foi considerada tranquila pelos vereadores e o relatório da Comissão Processante com parecer pela cassação foi reforçado pela exibição de um vídeo do circuito interno de segurança da Prefeitura que mostra o momento da agressão do vereador contra um servidor público. O vídeo não foi isponibilizado para divulgação.

Eduardo Zompero foi denunciado em 2017, quando teria ocorrido a agressão, com informações de que ofendeu por telefone e pessoalmente um servidor da prefeitura antes de desferir um tapa no rosto do trabalhador.

A Comissão Processante foi instalada com a apresentação da denúncia, mas o vereador conseguiu uma ordem judicial para suspender a investigação. A ordem caiu em julho, a apuração foi retomada e levada para votação.

Votaram a favor da cassação os vereadores Ari Bernardo Júnior (PSDB), Cristiane Aparecida Tinetti (PRB), Haroldo de Mayo Bernardes (PcdoB), José Carlos Doti (PMDB), Lorival Ailton dos Santos (PCdoB) e Renato Domingues de Moralez (PRB).

Cesar Alessandre Iatecola (PSDB) e Julio Cesar da Silva (PSL) votaram contra a cassação do vereador. Eduardo Zompero Dias não votou.

Enquanto o vereador cassado analisa medidas judiciais, a Câmara deu início ao levantamento de informações para a convocação de suplentes.

Além da análise da lista com a ordem os suplentes é preciso checar eventuais condições de incapacidade de posse, como ter parentes empregados em cargos públicos de confiança.

Empresário, com curso superior completo, Eduardo Zompero Dias tem 56 anos e nasceu em Vera Cruz. Ele cumpre o terceiro mandato consecutivo como vereador e foi eleito com 190 votos.