Marília

Câmara proíbe pesca na Cascata e pede parque controlado na represa

Câmara proíbe pesca na Cascata e pede parque controlado na represa

A Câmara de Marília aprovou na noite desta segunda-feira projeto de lei do vereador José Luiz Queiroz para proibir pesca na represa Cascata com previsão de multa de R$ 250 para pescadores flagrados no local.

Apesar da aprovação, a discussão do projeto resgatou preocupação com o cumprimento de uma promessa antiga: a criação de um parque no local que pode inclusive prever espaço de pesca controlado pela administração.

Além de pescadores, que defendem o espaço como área de lazer em uma cidade de poucas opções gratuitas, o projeto recebeu críticas em redes sociais pela preocupação com vazamentos de esgoto, poluição arrastada das avenidas e imóveis em volta da represa.

O próprio vereador José Luiz lembrou outros problemas do espaço, inclusive de carrapatos, mas disse que a o projeto apenas consolida um controle que o Daem tenta implantar há muitos anos e disse que a proibição deve ser uma medida temporária de proteção.

“Sem dúvida é uma solução temporária. Não é a solução ideal, não é a solução definitiva. Acho que a solução definitiva é o projeto que foi apresentado no começo do ano como projeto para o Parque Cascata, que prevê inclusive áreas de foode truck e plataforma de pesca. Esta é a solução que temos que cobrar do Poder Público que apresentou este projeto.”

O vereador lembrou ainda que o Daem tem combatido a prática, até com placas, apesar de a lei permitir. “As pessoas até acreditavam que era proibido, tem placa lá. Até pedir para o Daem com que base em que havia a placa de proibição. “