Marília

Câmara rejeita denúncia contra Temer; Ihoshi vota contra investigação

Câmara rejeita denúncia contra Temer; Ihoshi vota contra investigação

A Câmara dos Deputados atingiu por volta de 20h20 desta quarta-feira a votação necessária para livrar o presidente Michel Temer de uma investigação de corrupção no caso das delações do grupo JBS.

Com pelo menos 172 votos a seu favor – incluindo defensores, ausentes e abstenções -, Temer conseguiu aprovar relatório que enterra o pedido para autorizar a investigação e o caso nem será apurado no STF (Supremo Tribunal Federal).

A vitória do presidente contra a investigação do escândalo teve o apoio de três deputados federais que dizem ser representantes da região. O empresário Walter Ihoshi (PSD), que aponta Marília como seu domicílio eleitoral, votou contra a investigação do escândalo.

O parecer do relator contra a investigação recebeu também os votos de Evandro Gussi (PV), de Tupã, e Vinícius Carvalho  (PRB), que recentemente participaram de encontros políticos na cidade.

A votação é feita por chamada nominal, começando pelos deputados de um estado da Região Norte e, em seguida, os deputados de um estado da Região Sul. Os deputados usam até 15 segundos para expor os argumentos e voto.

Os parlamentares deveriam votar SIM para concordar com o parecer que arquiva a denúncia ou NÃO para rejeitar o parecer,

O deputado Roberto Freire (PPS), que foi ministro do Governo Temer até o escândalo da JBS, votou a favor da investigação. O cantor Sérgio Reis e o apresentador Tiririca também defenderam a investigação.

A votação provocou alguns casos de racha na base, como deputados do PSDB que votaram a favor da investigação.