A Câmara de Marília pretende contratar uma empresa para promover microfilmagem e digitalização de todos os documentos oficiais de processo legislativo na cidade para acelerar e melhorar acesso às informações tanto para serviços internos quanto para a comunidade.
O trabalho envolve milhares de documentos como legislação, medidas administrativas, correspondências oficiais e outros arquivos que envolvam o trabalho de produção parlamentar e gestão da casa. Não estão incluídos arquivos como fotos de sessões, manifestações ou encontros na Casa.
Segundo a direção da Câmara, a medida vai permitir ganho na produtividade com otimização de recursos, transparência e precisão na condução de todo trabalho do Legislativo.
“Hoje os documentos já estão disponíveis, entretanto o servidor necessita proceder uma busca física e, ao encontrar o conteúdo solicitado, providenciar uma cópia. Com esta nova dinâmica, os documentos estarão à disposição para rápida resposta à consulta pública.”
Os documentos são públicos, mas a consulta exige requisição prévia de forma oficial. Segundo a Câmara, a última microfilmagem para digitalização de documentos ocorreu há oito anos.
“Os documentos são originais e compõem o arquivo legislativo e administrativo, a documentação oficial da Câmara Municipal de Marília, incluindo projetos tramitados em sua íntegra, requerimentos, indicações, correspondências, atos administrativos, portarias, Leis, decretos, atestados, certidões, entre outros.”
Além da praticidade, a medida busca conservação e praticidade. O armazenamento dos documentos ocupa um grande espaço físico na sede do Poder Legislativo.
“O presidente da Câmara Municipal de Marília, Delegado Wilson Damasceno (PSDB), observa ainda que, a medida, evitará deterioração dos documentos, preservando o conteúdo para futuras consultas e pesquisas.”