Conhecer e incluir

Caminhada neste sábado incentiva inclusão e conscientização sobre autismo

Caminhada neste sábado incentiva inclusão e conscientização sobre autismo
Voluntárias da Amandim: Caminhada neste sábado incentiva inclusão e conscientização sobre autismo

Marília - O mês de atividades para inclusão e conscientização sobre autismo terá caminhada neste sábado e programação de eventos até o fim do mês que incentiva novas condutas em Marília.

A 3ª edição da Caminhada de Conscientização sobre o Autismo marca também evolução da Amandim (Associação de Mães de Autistas e Neurodivergentes de Marília) e seus parceiros.

Vai começar na rua 9 de Julho – esquina com a avenida Tancredo Neves e segue em direção à Biblioteca Pública Municipal. O evento faz parte do calendário do “Abril Azul” – mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Caminhada neste sábado incentiva inclusão e conscientização sobre autismo
Evento de capacitação: Caminhada neste sábado incentiva inclusão e conscientização sobre autismo

Caminhada e conscientização

“Convidamos a todos para participarem desta Caminhada. Juntos, construiremos essa linha de cuidado para que realmente possa abranger o paciente com autismo em todas as suas possibilidades. E em todas as suas diversidades”, afirma a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que tem padrão de comportamentos repetitivos e dificuldades na interação social. Quanto antes se percebe a diferença no neurodesenvolvimento da criança, melhores são os resultados durante o processo de crescimento.

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo (2 de abril) é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras.

Caminhada neste sábado incentiva inclusão e conscientização sobre autismo
Caminhada neste sábado incentiva inclusão e conscientização sobre autismo

O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ou seja, conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com ele – em Marília há 903 pessoas diagnosticadas com esse transtorno.

Entender que o autismo é um espectro ajuda a agir com empatia no dia a dia. Seja ensinando crianças sobre o autismo, respeitando formas diferentes de comunicação ou adaptando ambientes de trabalho, cada atitude contribui.

Programação incentiva inclusão autista

Confira abaixo a programação de outros eventos do “Abril Azul”, que contam também com o apoio da Prefeitura:

  • 16/04 – Palestras para formação de médicos e enfermeiros, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (das 13h às 16h);
  • 22/04 – “Celebrando a Diversidade” – com anúncio de investimentos no atendimento do TEA, às 9 horas, no Teatro Municipal “Waldir Siveira de Mello”;
  • 24/04 – Palestras para formação de médicos e enfermeiros, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (das 13 às 16h);
  • 26/04 – Seminário com diversas palestras, no auditório da FAIP, para a formação de gestores, coordenadores, cuidadores, professores e público em geral da Educação, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30;
  • 27/04 – Domingo no Bosque, das 9 às 11h, no Bosque Municipal “Rangel Pietraróia