Marília

Campanha anuncia datas para mutirão de limpeza em Marília

Campanha anuncia datas para mutirão de limpeza em Marília

Um encontro na Prefeitura de Marília na tarde desta quarta-feira apresentou programa de mutirão de limpeza para derrubar o alto índice de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e febre amarela, na cidade. A limpeza começa dia 20 pela zona sul.

Segundo dados da Secretaria da Saúde, entre outubro de 2016 e fevereiro deste ano, o índice de localização de larvas do mosquito pulou de menos de 1% para cada grupo de imóveis pesquisado para 3,1%, o que é considerado estado de alerta. Acima de 4% a cidade entra em estado crítico.

Acúmulo de lixo porcamente recolhido pela prefeitura até início de janeiro, grande volume de chuvas e desleixo da comunidade são algumas das explicações.

O índice mostra que há um grande volume de mosquitos em circulação, o que indica alto risco de transmissão rápida de casos da doença casos. Por enquanto a cidade tem nove casos confirmados, a maior parte na zona sul, mas já teve 203 suspeitas investigadas.

A secretária Kátia Ferraz disse que a intenção do mutirão é derrubar este índice em 15 dias. Ela afirmou que a secretaria segue com ações de rotina, visitas de agentes de saúde, mas vai precisar de muita ajuda da comunidade.

“Precisamos de uma intervenção rápida, intensa. Houve uma desmobilização no final do ano, inclusive dos comitês criados para controle. E hoje não se fala mais em Marília contra a dengue. Infelizmente o mosquito não transmite só dengue, mas também febre amarela, zika e chikungunya.”

Ela destacou apoio de entidades ou serviços como o Creci (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), que já desenvolveu material como adesivos informativos para trampas de ralos e deve colaborar com acesso a imóveis fechados, Tiro de Guerra e Bombeiros.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Limpeza, Ricardo Mustafá, o mutirão vai envolver 20 caminhões, 160 pessoas e cobrir todos os bairros em 11 dias de atividade.

“Os horários, datas e regiões serão amplamente divulgados. Pedimos aos moradores que coloquem entulho nas calçadas nas datas e horários. Só não vamos recolher entulho de construção, galhos e lixo domiciliar.”

Segundo o prefeito Daniel Alonso, em outubro haverá nova etapa de limpeza, mas é importante que todos façam a sua parte agora. “Temos que fazer nossa parte para que nunca mais venha a acontecer a epidemia que tivemos no passado. Encontramos a cidade com quatro toneladas de lixo, sem máquinas, sem caminhões, mas agora é a hora de fazer a limpeza. Então contamos com os moradores, as empresas, a imprensa e toda a comunidade.”


Secretário de Limpeza e Meio Ambiente, Ricardo Mustafá, apresenta programação do mutirão de limpeza

Confira as datas do mutirão:

– Zona Sul
20-21 e 22 de março

– Zona Leste
23 e 24 de março

– Centro
25 de março (sábado), após às 13h

– Zona Norte
27, 28 e 29 de março

– Zona Oeste
30 e 31 de março