Uma campanha lançada em redes sociais arrecada em Marília material como roupas, calçados, eletrodomésticos, utilidades domésticas em geral, material de decoração e outros produtos que possam ser vendidos em um grande bazar com objetivo nobre: ajudar a família de Mateus Calezari na luta contra os efeitos de uma síndrome rara na cidade.
Mateus tem sete anos, diagnosticado com Síndrome de West, uma condição caraterizada por espasmos e crises de epilepsia de difícil controle. É 100% dependente e já ganhou qualidade de vida graças a investimentos e até medidas judiciais para permitir tratamentos alternativos.
A família descobriu a síndrome aos 39 dias de vida do bebê por causa das crises convulsivas sem controle com medicações. Mateus já passou por duas cirurgias e chegou a apresentar 70 crises de convulsões por dia.
Em 2014 iniciou o tratamento com o CBD (Cannabidiol) derivado da maconha, com sucesso de diminuição para 30 crises/dia, além de qualidade de vida, uma medida que só foi possível com intervenção do Ministério Público Federal.
Com novos medicamentos este número caiu a 15 crises/dia, A dieta Cetogênica e outros procedimentos provocaram redução drástica. Ainda assim, o menino enfrenta até cinco crises convulsivas por dia.
A pretensão de amigos e familiares é promover o bazar em julho com a venda de todo o material arrecadado.
A mobilização e trabalho da família já foram além do caso de Mateus. A mãe, Cláudia Marin, é voluntária e dirigente na Associação Anjos Guerreiros (conheça aqui) que auxilia famílias com pacientes em situações de síndrome que levem a diferentes níveis de deficiência mental.
Para colaborar com os projetos ou saber mais sobre as doações, a família disponibilizou dois números de telefone: 997974850, para falar com Cláudia, a mãe, e 997914419, para falar com Rafael, pai de Mateus.