Marília

Campanha da Fraternidade combate violência com ações em toda região

Campanha da Fraternidade combate violência com ações em toda região

Será aberta oficialmente nesta quarta-feira em todo o país a Campanha da Fraternidade 2018 com o tema Fraternidade e Superação da Violência, que terá programação de atividades em divcersas paróquias de Marília e região.

O objetivo é tramnsformar os integrantes em multiplicadores de propostas de paz e combater toda forma de violência: a violência pública da criminalidade mas também a violência doméstica ou psicológica nas casas, escolas e qualquer ambiente público, inclusive em empresas.

Cada paróquia tem autonomia para desenvolver atividades mas a campanha prevê algumas medidas centrais, como uma apresentação do tema em sessão solene da Câmara de Marília e em outras cidades.

Também prevê envolvimento da comunidade, o que pode incluir atividades em escolas, associações, clubes e outros griupos que possam atuar como multiplicadores  de informações. Com o objetivo central de discutir a questão, a campanha travalga para criar rede de paz e ao mesmo tempo combater a violência em rede.

“Violência em rede é o que acontece quanto um trabalhador sofre agfressões psicológicas no ambiente de trabalho  e em casa reage de forma violenta contra um filho, que vai ter reações violentas na escola. É preocupante que da mesma forma como pode haver rede de paz a violência possa se desenvolver em rede”, explicou Padre Lico, da Diocese de Marília, um dos coordenadores da campanha na região.

O padre explica que a campanha aproveita o período da Quaresma – que vai desta quarta até o domingo de Páscoa – como um momento propício de reflexões junto às comunidades onde a Igreja atua. Mas a Campanha da Fraternidade vai além.

“É uma proposta para todo ano e esperamos que ela possa promover condutas e políticas públicas que se estendam por longo prazo”, conta Padre Lico.