Marília

Campanha de vacinação é prorrogada Em Marília

Campanha de vacinação é prorrogada Em Marília

Após a falta de doses e a demora em chegar ao público, a campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 31 de maio: ainda não atingiu 100% do público esperado.

“Até esta sexta-feira (20), a cobertura vacinal do público-alvo está em 76,68% na rede pública municipal. No início da próxima semana, nós deveremos receber da Secretaria Estadual da Saúde – órgão responsável pelo repasse das vacinas ao município – mais lotes com doses para a imunização das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários”, comenta Hélio Benetti, secretário municipal da Saúde.

O público estimado para ser imunizado na cidade é de 53 mil pessoas. “Se considerarmos também as mais de 15 mil vacinas que foram aplicadas na rede privada, a meta mínima de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde já foi superada em nossa cidade”, frisa Benetti.

A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que a definição dos critérios para quem deve ou não tomar a vacina é de responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde.

Podem ser vacinados bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade; idosos a partir dos 60 anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias); indígenas, pessoas com doenças crônicas e os profissionais de saúde.

A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção, tais como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.