Marília

Campanha divulga doação do IR para entidades; veja como

Campanha divulga doação do IR para entidades; veja como

As campanhas de Natal de entidades de atendimento social ganham um apelo extra neste final de ano: o prazo para que contribuintes transfiram de forma antecipada até 6% do imposto devido a ser declarado em 2019.

Pessoas físicas podem descontar o valor caso façam a declaração pelo modelo completo. Pessoas jurídicas podem deduzir até 1% devido no lucro real.

O grande dilema do projeto é atingir os contribuintes e conseguir que façam agora o pagamento de um recurso que só estará declarado em abril de 2019. Além de provocar os gastos agora, também exige alguma informação sobre a previsão de imposto devido.

“Hoje as pessoas para declarar e aproveitar os 6% precisam tirar o dinheiro do bolso, para recuperar depois. Mas vai ter restituição. Tem que pagar para depois restituir isso”, explica o contador Laudo Vilela, que atua com entidades assistenciais e divulga a campanha na cidade.

Segundo ele muitas pessoas deixam de doar por causa disso. Todas podem retomar a ideia e fazer a doação só em abril, com a declaração do IR, mas aí quem perde são as entidades: o limite máximo de doação cai de 6% para 3%.

Além do suporte de contadores, o contribuinte pode fazer a doação a partir do site do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. O site permite a identificação do valor e escolha de uma entidade a ser beneficiada pelo repasse.

Para quem pretende fazer a doação ainda neste ano, o caminho é clicar para DOAÇÃO POR BOLETO. Quem pretende fazer a doação apenas na declaração do IR deve clicar em DOAÇÃO POR DARF. Acesse aqui o site.

Laudo Vilela explica que além da mobilização de entidades a campanha pela doação ganha apoio de contadores e deve ser ampliada. Ele participa de um projeto para unir voluntários de serviços como os Rotary clubes da cidade.