Quase um ano depois de muitos anúncios sem obras, uma campanha em Marília pressiona a empresa VOA SP a iniciar a construção do novo terminal de passageiros na cidade e melhorar a estrutura par receber mais voos, passageiros e negócios.
Nesta primeira etapa de lançamento, o grupo prevê a circulação de informações e da mensagem com adesão de lideranças e público em geral.
Nas próximas etapas a intenção e atingir autoridades, empresas, órgãos de controle do setor aéreo e do turismo para aumentar a pressão pela realização das obras.
Pelo menos desde 2011 existem projetos e discussões sobre ampliação do terminal de Marília, que hoje apresenta estrutura pequena, antiga e com problemas de manutenção.
A concessão do aeroporto para a iniciativa privada, que desde 2022 colocou a rede VOA como gestora, previa a construção de um novo terminal. A empresa anunciou no ano passado um projeto de ampliação do terminal atual. Até hoje nenhum dos dois saiu do papel.
A campanha mobiliza profissionais, empresas e entidades ligadas ao Conselho de Turismo da cidade, que divulgou ainda certificados do Ministério de Turismo com reconhecimento da cidade como pólo do setor.
São dois certificados que integram Marília ao Mapa do Turismo Brasileiro e ao Sistema de Informações do Mapa Turístico Brasileiro, um pelo Comtur e outro pelo Município que tem como atual secretário o Nelson Mora.
A emissão dos certificados acompanha trabalho de atualização e manutenção de planilha de dados e atendimento a requisitos do Ministério.
“É por isso que a cidade não pode esperar mais. Os constantes adiamentos pela Rede Voa para dar início nas obras de modernização do aeroporto criam uma bola de ferro que nos atrasa em relação a outros municípios. Marília merece mais atenção”, diz o texto de lançamento da campanha divulgado em grupo de mensagens.
O texto destaca a necessidade de ampliação do terminal para maior estrutura de embarque e desembarque além das melhorias no pátio de manobras como forma de atrair mais voos, empresas e horários.