O Programa de Pós-Graduação em Direito da Unimar (Universidade de Marília) deve lançar em março o edital de inscrições para dez bolsas de pesquisas nos cursos de Doutorado e Mestrado autorizadas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Ministério da Educação.
Serão sete bolsas integrais de Doutorado, uma bolsa integral de Mestrado e duas bolsas taxas, que isentam os alunos das mensalidades. O edital vai estabelecer regras, prazos e exigências para acesso aos benefícios.
A Unimar já oferece quatro bolsas integrais de Mestrado – que pagam R$ 1500 reais de suporte para as pesquisas – e oito bolsas taxas de Mestrado.
A medida representa a possibilidade inédita de financiamento das pesquisas para os participantes selecionados, que no curso de Doutorado representam pagamento de R$ 2.200, além da isenção de pagamento para a universidade.
O pagamento das bolsas é financiado com recursos do MEC e foi autorizado após avaliação técnico do programa de pós-graduação na área.
“É a primeira vez que recebemos bolsas de doutorado, uma coroação da qualidade do nosso programa”, explica o professor doutor Emerson Borges de Oliveira.
A oferta das bolsas e reconhecimento da Capes acompanha um processo de aperfeiçoamento do programa de pós-graduação e incentivo a pesquisa na Unimar, que foi a primeira instituição da região a receber autorização para oferta de Doutorado em Direito.
Além dos benefícios aos participantes do curso, que ganha ainda mais credibilidade, a evolução atrai pesquisadores e projetos de especialização e capacitação que chegam ao mercado e prestação de serviços em Marília e diversas cidades em que os profissionais atuam.