Um caso de captação múltipla de órgãos em Marília permite transplantes em três cidades e diferentes pacientes no município, São Paulo e Campinas.
A doação aconteceu depois de abordagem da equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes da Santa Casa de Marília. O serviço atendeu o companheiro da doadora e somente após a autorização encaminhou a retirada dos órgãos..
O procedimento para os transplantes começou por volta das 23h da terça, dia 26, e só acabou às 4h15 deste dia 27 de novembro.
Equipe de hospital de São Paulo veio de helicóptero para buscar o coração. O fígado vai atender receptor em hospital de Campinas.
Os dois rins, as duas córneas e os ossos ficaram em Marília. A Central de Transplantes, que coordena a fila de espera de doação de órgãos, vai indicar os receptores.
Captação múltipla em Marília
Todo o processo tem supervisão da OPO (Organização de Procura de Órgãos) após a constatação da morte encefálica. Envolve exames detalhados e protocolos legais,
As equipes, em trabalho conjunto, então retiraram coração, fígado, rins, globo ocular (para transplante de córneas) e ossos.
Em homenagem à doadora e aos familiares dela, foi feito um corredor humano para a passagem do corpo todos os profissionais envolvidos fizeram uma salva de palmas.
A comissão fez ainda um agradecimento especial aos profissionais da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto e do Centro Cirúrgico. Reconheceu, também, esforços da equipe multiprofissional da Santa Casa.