Pouco mais de 13 anos depois de a VASP fazer seu último voo e encerrar atividades, o Boeing 737-200 prefixo PP-SMP da companhia passou por Marília na tarde desta quarta-feira. Ou pelo menos o que sobrou dele.
A carcaça do avião foi comprada por um colecionador do Paraná e está em viagem desde o final de fevereiro. Saiu de Salvador, na Bahia, no dia 23, com direito a batedores e acompanhamento especial, e nas próximas horas deve encerrar sua viagem.
Um motorista flagrou a passagem da carreta com o corpo da aeronave pelo Contorno de Marília. Vindo pela BR-153, a carcaça seguiu pela SP-294 ao lado do campus universitário e retomou a rodovia federal na zona sul, sem paradas e sem operações especiais.
Apesar da carga exótica, o transporte não envolve cuidados especiais. É considerado leve e de proporções normais. A largura não compromete o uso da rodovia. O comprimento impressiona – quase 30 metros -, assim como a imagem de um avião em uma empresa que ficou entre as maiores e melhores companhias de aviação do país.
O Boeing PP-SMP operou em voos domésticos da Vasp entre 1973 e 2005. No dia 26 de janeiro daquele ano, quando a companhia fez seu último voo, o avião estava parado em Salvador, onde ficou até a retirada em fevereiro. Há ainda dois aviões com a marca da companhia naquele aeroporto.
Não há informações sobre o endereço de entrega, mas já ficou famosa uma fazenda do Paraná que abriga modelos semelhantes. Um empresário do ramo de táxi aéreo já arrematou pelo menos cinco modelos de Boeing 737.