O trabalho de voluntários, especialmente a partir da Origem ONG ambientalista, vai instalar no próximo domingo oito lixeiras para reduzir o descarte irregular de material na avenida e espaços em torno da represa Cascata, na zona leste de Marília, tradicional ponto de despejo ilegal
As lixeiras oferecem estrutura facilitada de manejo, conservação e despejo. Foram montadas com apoio da Secretaria Municipal de Limpeza e Meio Ambiente e terão ainda informações de orientação e preservação.
Serão decoradas com informações sobre pontos turístico de importância ambiental na cidade, como cachoeiras e os principais achados paleontológicos da região, apresentados em adesivos com imagens e frases.
A produção das lixeiras recebeu ainda o apoio da Secretaria de Obras, do Posto Ecológico e da Life Fibra.
Com a instalação, os voluntários da Origem vão plantar árvores e promover ato de conscientização sobre o despejo de lixo e cuidado com espaços coletivos e a represa, que acaba alvo de material em situações de chuva e enxurrada.
“Tornou-se público e notório em nossa cidade o problema do lixo deixado pelos freqüentadores da Av. Cascata ou Radial Leste”, diz o convite da Origem para participação no ato. .
A instalação e plantio foram marcadas para o dia 27 de setembro, a partir das 15h30 na avenida Cascata em frente ao café do Barista. A Origem pede ainda que os frequentadores e a comunidade em geral ajudem na preservação e divulgação para uso das lixeiras.