O entreposto da Ceagesp de Marília definiu uma parceria com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para comercializar alimentos orgânicos produzidos por pequenos lavradores em estilo de agricultura familiar e da agroecologia no centro-oeste paulista.
Através desta iniciativa, os produtos cultivados nos acampamentos serão comercializados, tanto no atacado quanto no varejo, no Entreposto de Marília, ampliando as opções do consumidor.
A gerente do Entreposto de Marília, Sonia Cristina Guirado Cardoso explicou que em princípio, serão comercializados os chamados alimentos ecológicos, que não utilizam pesticidas ou vermicidas, mas ainda não obtiveram o selo de produto orgânico. Depois, a meta é buscar esta certificação.
Sonia reforça ainda que a medida envolve controle desde a produção até o armazenamento. Os alimentos agroecológicos não entrarão em contato com outros, que levam agrotóxicos, em momento algum. Assim, os produtos mantêm suas características naturais. Segundo a gerente, esta parceria deve ser colocada em prática já no início de 2016.
O acordo foi firmado durante uma audiência pública na cidade, realizada na última segunda-feira, e que contou com a participação do superintendente do Incra em São Paulo, Wellington Diniz Monteiro, representantes de assentamentos locais e prefeitos da região.