Marília

Ceasa reúne produtores rurais, cria grupo de abastecimento e atrai verbas

Ceasa reúne produtores rurais, cria grupo de abastecimento e atrai verbas

Um grupo de produtores rurais organizados a partir de contatos no Ceasa criou uma nova opção de abastecimento, vai ajudar famílias de pequenos lavradores e ainda permite que a cidade atraia repasses que não recebia.

Em 2014 este grupo já provocou pagamentos de R$ 500 mil em verbas federais para merenda escolar na cidade. O grupo resultou em uma pequena cooperativa, já tem 28 cooperados e mais seis produtores atuando em sistema de parceria. Em Março uma assembleia deve definir novas adesões.

Segundo o gerente do Ceasa em Marília, Odracyr Caponi, a cooperativa fornece 17 produtos alimentícios entre hortaliças e frutas. Alimentos como abobrinha, batatas e hortaliças em geral passam ser fornecidas pelos pequenos produtores.

Além de ampliar o grupo, o desafio é atrair condições para que  os produtos desenvolvam novas culturas. Segundo O gerente do Ceasa, a cidade “importa” de outras regiões quase 90% do que é vendido no Ceasa.

“Plantar, produzir eles sabem. Falta suporte técnico, orientação, auxílio para esta produção. Para chegar ao Ceasa eles precisam ter padronização, qualidade, periodicidade”, explica o gerente. A organização dos produtos conta com suporte de gestão de negócios e orientação do Sebrae. O Ceasa auxilia nos encontros e oferta da produção. Falta o suporte na linha de produção.

“Com este grupo já auxiliamos a cidade a aproveitar uma verba federal exclusiva para produção de merenda escolar com fornecimento por agricultura familiar”, conta Caponi.

Produtores rurais que queiram participar do grupo devem procurar a gerência do Ceasa em Marília, das 8h às 17h, no entreposto de comercialização: Rua Reverendo Crisanto César, 209 – Jardim Santa Antonieta, (14) 3425-3299