Sete horas de atendimento, 10.835 procedimentos realizados. 510 livros doados e um pacote de serviços públicos e privados gratuitos a moradores de todos os bairros. O Cejusc itinerante ofereceu em Marília atendimento em orientação de cidadania, saúde, bem-estar, informação, assistência social e carinho pela comunidade em evento inédito.
Em sua quinta edição, pela primeira vez o Cejusc saiu de escolas e prédios públicos e foi á ru8a oferecer o atendimento. E a resposta foi maciça. Centenas de atendimento em assistência jurídica nas mais diversas áreas – de família à previdência, orientação em saúde, triagem odontológica, corte de cabelo, manicure e estética e doação de roupas com o projeto Amor no Cabide.
O evento mostrou a força da parceria que criou o serviço e envolve O Tribunal de Justiça de São Paulo, o Ministério Público Federal, a Unimar (Universidade de Marília) e a Prefeitura.
Triagem odontológica feita por alunos da Unimar durante Cejusc Itinerante
Só o trabalho dos estudantes coletou mais de 2.000 peças de roupas para o projeto Amor no Cabide, que oferece doação com experiência de roupa. Foram 3.000 peças expostas para público escolher.
“Nós nos interligamos com o Cejusc e isso foi uma forma de prestar um serviço à comunidade, oferecendo atendimento dos cursos, além de todos estes serviços de parceiros, cabelereiro, estética e atraindo o povo até para conhecer e entrosar. Fazemos isso há bastante tempo e em diversos lugares e é bom que haja cada vez mais este entrosamento dos nossos alunos”, disse o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, que acompanhou o evento
A Unimar levou alunos de diferentes áreas para atender, orientar e expor serviços prestados como odontologia, fisioterapia, enfermagem, ciências contábeis, direito, agrárias ou pedagogia.
Além da triagem e orientação dos alunos de odontologia, a Unidonto levou para o evento um “bocão lúdico”, uma tenda com a reprodução de uma boca e com dentes feitos de espuma que reproduzem condições saudáveis e os principais problemas odontológicos, como cáries ou fraturas.
Estudantes de cursos de ciências da saúde prestaram atendimento e orientação para comunidade
“A receptividade da população foi muito boa. Realmente vimos pessoas que saem do evento modificadas. Mas mais que os benefícios para a população, os principais beneficiários são nossos alunos, os participantes, que estão encantados com o projeto”, disse Fernanda Mesquita Serva, Pró-Reitora de Ação Comunitária da Unimar.
O procurador da República Jefferson Aparecido Dias destacou a importância dos serviços em formação de cidadania para a comunidade.
“O ideal é o dia em que não precisemos mais fazer mutirões. Mas ainda há uma carência muito grande até de informação. A população muitas vezes não sabe onde buscar seus direitos. E esse atendimento tem sido importante para orientar. A população bem informada, capacitada, pode por direitos e serviços melhores”, explicou.
Ainda segundo o procurador, o evento mostra que instituições como o MPF e TJ, tidos como inalcançáveis , são formados na verdade por servidores públicos que prestam serviços coletivos que estão à disposição da população.