Marília

Cejusc leva justiça, saúde e serviços para população no centro de Marília

Cejusc leva justiça, saúde e serviços para população no centro de Marília

Um espaço público revitalizado, uma coleção de serviços públicos gratuitos e mais uma oportunidade cada vez mais comum de aproximar atendimento da população levou voluntários, estudantes, profissionais e órgãos públicos para a Estação Cultural de Marília neste sábado com o 12º Cejusc Itinerante.

O serviço une o projeto de Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania, do Tribunal de Justiça, a Unimar (Universidade de Marília), em parceria com o Ministério Público Federal e a Prefeitura. O atendimento começou às 9h com previsão de término às 17h.

O coordenador do Cejusc e juiz estadual José Antônio Bernardo disse que o objetivo é proporcionar à população diversificados serviços.

“A grande parcela da população menos favorecida é às vezes precisa mais da Justiça. Temos as portas abertas sempre. A ideia é fazer com que tenham acesso mais rápido e desburocratizado, aqui e em qualquer lugar que haja tornar a proximidade da Justiça uma realidade. Deslocamos para que as pessoas realmente usufruam desse serviço, que é distribuir Justiça, o Judiciário existe para isso”, destacou o juiz.

A Unimar levou alunos e coordenadores de diversos cursos para atendimento em saúde com medicina, nutrição, fisioterapia, odonto, além de dicas para a organização das finanças, apresentação de cursos em agrárias, publicidade e outros.

“Desde a primeira edição, quando a gente ainda precisava sair e chamar a população, até hoje quando estamos aqui no centro da cidade com a população o objetivo é esse: atender a comunidade. É uma festa da cidadania”, disse a pró-reitora de Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva.

Um ônibus equipado e disponibilizado pelo MPF promove orientações jurídicas e audiências de conciliação nas áreas de família, como divórcio, renegociação de dívidas, pensão e aposentadoria. A Defensoria Pública presta orientação jurídica à população.

O procurador federal Luiz Antonio Palácio Filho destacou a importância de aproximar os serviços, acelerar soluções de conflitos em medidas que atendem pacificam e cumprem o objetivo dos serviços públicos.

INSS, PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Procon, Fazenda Estadual e Receita também atendem no espaço.

Confira na galeria mais imagens do atendimento