Marília - O Cejusc de Marília retoma a partir de fevereiro os encontros presenciais para “Oficina de Divórcio e Parentalidade” que ajuda casais a lidar com separação, relação com filhos e reorganização familiar.
Para a gestora do Cejus, Juliana Raquel Nunes, a oficina é um importante instrumento de pacificação social a pessoas que passaram pela ruptura de vínculo afetivo, como são os divórcios.
“Busca divulgar maneiras saudáveis de lidar com a difícil fase de reorganização familiar. Auxilia sobretudo com filhos menores de idade, a protegê-los dos efeitos danosos que os conflitos advindos da separação podem causar”, explica.
Também permite prevenir casos de alienação parental, promover o bem-estar das famílias e fortalecer a convivência entre pais e filhos.
Os encontros expõem temas como a importância do diálogo respeitoso, comunicação não-violenta, autocuidado e reconstrução pessoal.
Ajuda a lidar com momento
A condução fica a cargo de expositores que passaram por capacitação e habilitação pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos – NUPEMEC e Conselho Nacional da Justiça – CNJ.
As partes também aprendem a lidar melhor com sentimentos de raiva, tristeza, culpa e frustração. Da mesma forma, são abordados os impactos do divórcio na vida dos filhos. Assim, ajuda a monitorar sinais de sofrimento mental, além de explicar parentalidade responsável no que se refere aos aspectos legais e práticos.
Os encontros acontecem por meio dos círculos de conversa. Oferece quatro salas para recepcionar os interessados: duas delas destinadas aos casais e em ambientes distintos. Há uma sala para as crianças a partir de 06 anos de idade até os doze anos incompletos e uma para os filhos adolescentes, com idade entre 12 e 18 anos incompletos.
Os participantes têm a oportunidade de expressarem livremente sobre os assuntos, compartilhar experiências que instigam questionamentos, reflexões e práticas das habilidades.
Divórcio e relação com filhos
Os pais têm a possibilidade de fortalecer o vínculo parental para que seus filhos vivam em um ambiente tranquilo e se tornem pessoas emocionalmente saudáveis. Já aos filhos são transmitidas algumas ideias para uma melhor adaptação no momento de transição familiar.
A iniciativa do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Marília . É um serviço do Tribunal de Justiça com apoio da Unimar (Universidade de Marília), Defensoria Pública do Estado d e Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Marília.
Os encontros estão agendados para os dias 24 de fevereiro, 28 de abril, 30 de junho, 25 de agosto e 20 de outubro. Começam às 13h30 e término às 16h00, devendo os interessados comparecer com 15 minutos de antecedência.
Para participar das Oficinas, basta entrar em contato com o CEJUSC-MARÍLIA e realizar o agendamento.
O Centro fica no campus da Unimar (Universidade de Marília0, bloco VI, ao lado da biblioteca. Contato também por telefone (14) 2105-4020 ou 2105-4018 (que também funciona como WhatsApp).