O Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) de Marília promove no dia 24 de março mais uma edição do atendimento itinerante e vai a Rosália com caravana de serviços e ações como casamento coletivo.
O público poderá obter orientações jurídicas e audiências de mediação/conciliação nas áreas de família e direito patrimonial como, divórcio, reconhecimento de união estável, fixação de alimentos, visitas, regulamentação de guarda, reconhecimento de paternidade, exoneração de alimentos, direitos de vizinhança e do consumidor.
Também haverá orientação para questões sobre locação de imóveis, acidente de trânsito, renegociação de dívidas, prestação de serviços, telefonia e planos de saúde.
Os interessados devem comparecer com documentos pessoais, endereço da parte contrária e também com toda a documentação relacionada ao problema que pretende resolver.
Haverá ainda espaços para denúncias referentes a casos de violação de direitos humanos e atos lesivos ao patrimônio público e social; orientações previdenciárias e trabalhistas, atendimentos sobre contribuições e benefícios relacionados ao INSS; emissão de carteiras profissionais de trabalho.
Na área de saúde, o Cejusc leva avaliação nutricional infantil; pesagem e medição de circunferência abdominal; orientações para desenvolver exercícios físicos; aferição de pressão arterial; orientações sobre medicamentos e assistência farmacêutica; tipagem sanguínea; orientações sobre câncer de pele e IST (antigo DST); avaliação física; orientações à saúde bucal; combate à dengue, zika, chikungunya.
A programação inclui ainda a oficina “Conversando sobre o mundo mental: algumas noções sobre o desenvolvimento psíquico”; exposição de animais; diversas atividades culturais; atividades recreativas às crianças com palhaço, distribuição de pipoca e algodão doce; assim como, com cuidados com a beleza.
O trabalho é resultado da união do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ministério Público Federal – MPF, Universidade de Marília – UNIMAR e Prefeitura Municipal. Participam do encontro serviços como Procon, Defensoria Pública e da Secretaria da Fazenda. Todo atendimento é gratuito.
O atendimento será montado na praça da Igreja de Rosália a partir das 9h.